Sílvia Brum

Sílvia Brum
Nome Completo
Sílvia da Rocha Brum
SÍLVIA BRUM - Porto Alegre/RS, 1967. Formada em Arquitetura e Urbanismo pelas Faculdades Integradas do Instituto Ritter dos Reis. Cursou a oficina de pintura do Atelier Livre da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.
Iniciou sua trajetória profissional nas artes plásticas como pintora de retratos na década de 90, mas atualmente dedica-se à pintura figurativa contemporânea, trabalhando de forma autoral em óleo sobre tela e tendo sempre a figura feminina como elemento central. Embora represente a figura humana de forma realista, seu objetivo não é criar uma pintura de exatidão fotográfica, mas sim utilizar-se do realismo como ferramenta para dar vida aos personagens, sobretudo aos olhos, ponto focal de sua obra, e, através das pinceladas, transmitir a complexidade e carga emocional que possam gerar conexão com o espectador.

Linguagens
Pintura
Cidade Natal
Porto Alegre - RS, Brasil
@silviabrum
Site
silviabrum.com.br
Galerias
Galerias
Linguagens
Pintura
Cidade Natal
Porto Alegre - RS, Brasil
@silviabrum
Site
silviabrum.com.br
Galerias
Linguagens
Pintura
Cidade Natal
Porto Alegre - RS, Brasil
@silviabrum
Site
silviabrum.com.br


Alguns Trabalhos
Coletiva - Art South Brazil in Miami, na Art Design Gallery, Miami/USA em 2019;
Individual - MIMETISMOS, na Gravura Galeria de Arte, Porto Alegre/RS em 2018;
Coletiva - Paralelo 30, na galeria Agência de Arte, Porto Alegre/RS em 1997.Coletiva - Ausências na História, Centro Cultural Correios, Rio de Janeiro/RJ em 2023;
Coletiva - Fora das Sombras, MON (Museu Oscar Niemeyer), Curitiba/PR em 2022;
Coletiva - Artistas Gaúchos na Fundação Iberê - Participantes do Leilão 2020, na Fundação Iberê, Porto Alegre/RS (2021);
Mostra coletiva - 4 Visões, saguão da Fundação Iberê, Porto Alegre em 2019;
Individual - Luz & Sombra, na Casa das Artes Regina Simonis, Santa Cruz do Sul/RS em 2019;
Individual - Silvia Brum, no Centro de Integração do Mercosul, Pelotas/RS em 2003.Pintura intitulada Infoxication (2019), no MARGS - Museu de Arte do Rio Grande do Sul.
Nos últimos anos a artista tem se dedicado à série de pinturas à óleo, intitulada PERSONA, onde aborda aspectos emocionais e sociais do universo feminino. As máscaras, ou personas, funcionam como uma interface entre o indivíduo e seu papel social. As personagens destacam-se de seus fundos, ainda que, paradoxalmente, permaneçam ligadas a eles, inseparáveis de seus contextos. Rostos quebrados, com rachaduras, lacunas ou alegorias simbolizam suas cicatrizes e vivências revelando a temática da obra.




