André Venzon

André Venzon
Nome Completo
André Venzon
Artista visual, curador e gestor cultural. Mestre em Poéticas Visuais pelo IA-UFRGS e especialista em Gestão e Políticas Culturais pela Universidade de Girona. Dedica-se à pesquisa dos tapumes na paisagem urbana, de elemento arquitetônico a significante de operações poéticas. Diante de sua forma de perceber a arte como atributo social foi presidente da Associação Riograndense de Artes Plásticas Francisco Lisboa (2006-2010), conselheiro Estadual de Cultura (2008-2010/2016-2018), membro do Colegiado Nacional de Artes Visuais (2010-2012), diretor do Museu de Arte Contemporânea do RS (2011-2014/2019-2021), coordenador da galeria da Fundação ECARTA (2018-) e diretor artístico do Instituto Cultural Laje de Pedra. Atualmente integra o conselho curador do evento "Noite dos Museus". É membro da Comissão Técnica permanente de avaliação de projetos de obras de arte, monumentos e marcos comemorativos de Porto Alegre.

Linguagens
Fotografia, Objeto, Escultura, Gravura, Instalação
Cidade Natal
Porto Alegre, RS
@andrevenzon
Site
andrevenzon.com.br
Galerias
Galerias
Linguagens
Fotografia, Objeto, Escultura, Gravura, Instalação
Cidade Natal
Porto Alegre, RS
@andrevenzon
Site
andrevenzon.com.br
Galerias
Linguagens
Fotografia, Objeto, Escultura, Gravura, Instalação
Cidade Natal
Porto Alegre, RS
@andrevenzon
Site
andrevenzon.com.br


Alguns Trabalhos
Apresenta os resultados de seus estudos e criações em exposições, congressos, seminários, palestras, curadorias e tem atuado como júri de seleção em editais públicos e privados de artes visuais (Funarte e Oi Futuro) e em outros certames do campo das artes (Salões e Prêmios). Destaca as curadorias das seguintes exposições: "Espelhos D'Água", de Vera Reichert, na Galeria Humberto Betetto, na CAIXA Cultural São Paulo (2024); "Nem Eu, Nem Tu: Nós - A obra de Karin Lambrecht e o olhar do colecionador", dentro do projeto RS Contemporâneo - Pensamentos Curatoriais, no Santander Cultural (2017); e "É VIDA! - Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural 45 ANOS", no Museu de Arte do Rio Grande do Sul - MARGS (2016), entre diversos
Já realizou exposições individuais e coletivas como artista no MARGS, MACRS, Usina do Gasômetro e Farol Santander (Porto Alegre e São Paulo). Participou das bienais de Santos e da Une, de salões nacionais de arte e Goiás, Bahia, Pará e Santa Catarina. Também é autor do monumento público em homenagem aos 100 anos (1904-2004) da primeira imigração judaica organizada para o Brasil, no Parque Farroupilha, em Porto Alegre.
Museu Nacional de Belas Artes - RJ
Museu de Arte do Rio Grande do Sul - MARGS
Museu de Arte Contemporânea do RS - MACRS
Pinacoteca Barão de Santo Ângelo - IA/UFRGS
Pinacoteca Aldo Locatelli - SMC/PMPA
Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo - Pelotas/RS
Museu de Arte de Santa Maria - RS
Museu da Gravura Brasileira - Bagé/RS
Museu do Trabalho - Porto Alegre/RS
Museu do Imigrante - Bento Gonçalves/RS
Acervo no Centro Histórico Cultural Santa Casa - Porto Alegre/RS
Coleção Paulo Dalacorte - Getúlio Vargas/RS
Coleção Paulo Sartori - Antônio Prado/RS-




